Antes de contar história da Internet é importante referir que este mass media revolucionou por completo a forma como comunicamos, interagimos e partilhamos informação.
Hoje em dia não imaginamos as nossas vidas sem a Internet, usamo-la para tudo, desde ver um simples email, procurar informações e notícias, ver filmes, ouvir rádio, ver televisão e muito mais. enfim, quase podemos dizer que a Internet agrega todos os outros mass media tradicionais, conseguindo até tirar melhorar a experiência do utilizador.
Embora a Internet propriamente dita apenas tenha surgido em meados de 1969, com o aparecimento da ARPANET, há quem comece a história da Internet em 1609, quando foi desenvolvido o Alfabeto Binário, base da linguagem informática. Facto é que a Informática é a base de todo o desenvolvimento da Internet.
Outro marco importante, antes do aparecimento da Internet foi a invenção do computador. Sem computadores não teríamos certamente inventado a Internet. Foi em 1946 que os cientistas Americanos John Eckert e John Mauchly criam ENIAC, o primeiro computador. O ENIAC tinha capacidade para processar 5.000 operações por segundo (hoje em dia um computador com um processador 2.4 GHz é capaz de processar 2.400.000 operações por segundo).
No entanto nesta altura os computadores eram enormes, podendo um computador ocupar um armazém, o ENIAC tinha cerca de 30 toneladas e ocupava uma área de 270m2. Isto tornava impossível a massificação do computador.
Em 1947 John Bardeen e Walter Houser Brattain inventam o transístor. O transístor veio substituir as válvulas eletrónicas e com a sua dimensão reduzida permitiu reduzir significativamente a dimensão dos computadores. A partir deste momento abrem-se as portas para a possibilidade da massificação destes equipamentos. No entanto este boom apenas se daria em 1981, quando a IBM criou o primeiro PC (Personal Computer).
Após esta análise da “pré-história” da Internet, segue-se um infográfico com os marcos mais relevantes da história deste mass media revolucionário.