A otimização SEO é crucial para que um website se consiga destacar dos demais nos resultados orgânicos dos motores de busca, seja ele desenvolvido em WordPress ou em qualquer outro formato.
O processo de otimização de um website depende de diversos fatores, que influenciam a sua relevância para os motores de busca e consequentemente o seu posicionamento.
Principais fatores que influenciam o SEO:
Este artigo inclui um conjunto de diretrizes que o vão ajudar a melhorar o SEO do seu website WordPress.
1. Conteúdo
Quando se escreve conteúdo com o objetivo de conquistar uma posição orgânica nos motores de busca, é essencial saber qual a palavra-chave em que nos iremos focar. Este será o termo central pelo qual pretendemos que a página em questão seja encontrada.
No meu caso, algumas das palavras-chave apetecíveis são:
- Consultor de marketing digital;
- Consultor de marketing;
- Consultoria marketing digital;
- Otimização SEO;
- entre outras…
Após decidirmos qual a palavra-chave pela qual pretendemos conquistar posicionamento nos motores de busca, é altura de começar a trabalhar no conteúdo. No entanto existem algumas diretrizes a seguir:
- Escolher a palavra-chave (sugere-se que seja composta por 2 a 4 palavras e devem ser evitados termos demasiado genéricos);
- Incluir a palavra chave no título do conteúdo (título h1);
- Incluir a palavra chave em subtítulos;
- Incluir a palavra chave no primeiro parágrafo (texto introdutório);
- Incluir a palavra chave no conteúdo (a densidade da palavra chave deve corresponder entre 0,5% a 3% do texto);
- Ter mais de 300 palavras;
- Incluir a palavra chave no meta título e meta descrição;
- Incluir a palavra chave na “slug” (a slug é uma parte do URL que define uma página específica);
- Incluir ligações internas (ligações para outras páginas do website);
- Incluir ligações externas (ligações para outros websites);
- Incluir a palavra-chave no campo de texto alternativo das imagens (apenas 2 ou 3 se existirem várias na mesma página).
Como referido anteriormente, estas são as diretrizes, na realidade nem sempre será possível cumpri-las todas. A ideia é conseguirmos cumprir o máximo possível, sempre que possível.
2. Meta Tags
As meta tags estabelecem uma comunicação direta com os motores de busca. São marcadores html que facilitam o rastreamento dos websites quando existe uma pesquisa. Se o ao comunicar com um website o motor de busca não obtiver as respostas corretas, este pode nem ser incluído na lista de resultados para a pesquisa efetuada.
A gestão das meta tags deve ser efetuada em todas as paginas do website (páginas, artigos, produtos, entre outros).
Por norma, para efetuar esta gestão em websites WordPress sugiro a utilização do plugin Yoast SEO, no entanto existem outras alternativas como o All in One SEO, Premium SEO Pack, entre outros. Ao aceder à edição de uma página, artigo ou produto, estará disponível uma secção deste plugin. Aqui poderá editar o meta título, a meta descrição e slug da página.
Relembro que a palavra chave deve estar presente no meta título, meta descrição e slug.
Segue-se um exemplo focado na palavra chave “otimização SEO”.
O campo frase-chave principal é onde deve ser introduzida a palavra chave.
A secção Pré-visualização do Google é o local onde é editado o título SEO (meta título) e a descrição (meta descrição). Como é possível verificar na imagem, esta é também a informação presente nos resultados de pesquisa, vista pelos utilizadores. Sugere-se que sejam títulos e descrições apelativos.
Na seção seguinte, Análise SEO, vemos o resultado da nossa otimização e as sugestões de melhoria.
Esta é uma informação de grande relevância no momento de publicar uma página, produto ou artigo, pois inclui instruções claras sobre as possíveis melhorias a implementar.
3. Performance
A velocidade de navegação de um website é importante para a experiência do utilizador e para os motores de busca. Se um website for lento a responder será penalizado no momento da apresentação dos resultados de pesquisa, e pior ainda, terá uma maior probabilidade de ser abandonado pelos seus visitantes. Ninguém gosta de um website lento, nem os utilizadores, nem os motores de busca.
Existem vários fatores que contribuem para um website mais rápido que podem estar relacionados com o próprio website ou outros fatores externos, como o seu alojamento ou um serviço de CDN.
Seguem-se alguns pontos a ter em consideração na otimização de um website WordPress:
- Ter um alojamento com rápido tempo de resposta (ex: Bluehost, HostGator, Hostinger, Siteground, entre outros);
- Utilizar plugins de gestão de cache (ex: WP Super Cache, W3Total Cache, WP Rocket, Humingbird, entre outros);
- Utilizar um serviço de CDN (ex: MaxCDN; Cloudflare);
- Utilizar um plugin de otimização de imagens (idealmente apresentar imagens em webp ex: EWWW, Smush, Shorpixel);
- Evitar a utilização de plugins pesados (sempre que possível);
- Evitar a utilização de plugins pouco confiáveis (com pouco tempo ou poucas reviews);
- Remover scripts em páginas que não sejam necessários (ex: Contact Form 7, Google Maps, entre outros);
- Otimizar a base de dados (ex: WP Optimize);
- Utilizar a uma versão de php recente (idealmente 7.4);
- Ativar a compressão Gzip;
- Remover funcionalidades do tema que não estejam a ser utilizadas (caso utilize um tema);
- Reduzir o número de requestes efetuados.
Idealmente a performance do website deve ser analisada no GT Metrix e Google Page Speed Insights. Os relatórios incluem a avaliação e respetivas sugestões de melhoria. O objetivo é simples, atingir a melhor pontuação possível!
Está na hora de começar a melhorar o SEO do seu website WordPress!
Não há dúvida de que o WordPress é um dos CMSs mais “user friendly” no que toca à otimização SEO, e essa é uma das razões que o torna tão popular. Não só é simples de usar, como também permite uma fácil de implementação da maioria das técnicas de SEO recorrendo a um número reduzido de bons plugins.
Agora que já sabe os pontos a trabalhar para melhorar o SEO do seu website WordPress, está na hora de começar a conquistar uma posição de destaque nos motores de busca. Mas lembre-se que este é um processo contínuo e com resultados surgem a médio/longo prazo.