Se queres começar a trabalhar em marketing digital ou melhorar os teus conhecimentos, este artigo é para ti!

Há cerca de 10 anos decidi que gostaria de seguir um percurso profissional ligado ao marketing digital e para tal teria de cumprir uma série de objetivos até alcançar a minha meta.

Não importa se queres trabalhar em marketing digital por tua conta ou se procuras melhorar as tuas skills para ajudar a empresa onde trabalhas. Este artigo vai incluir uma série de dicas e sugestões para te ajudar a iniciar esta jornada.

Será impossível abordar todos os temas, mas vou mostrar-te onde podes aprender marketing digital e melhorar as tuas competências, bem como algumas das ferramentas que podes utilizar.

Estas dicas são fruto de anos de trabalho, e incluem ferramentas que utilizo ou já utilizei durante esta caminhada, e que acredito poderem ser uma mais valia para ti.

Este artigo será um pouco extenso, por esse motivo deixo um índice que te permite navegar para os pontos que mais te interessem:

  1. Locais onde podes aprender Marketing Digital;
  2. Dicas para criar um site;
  3. Ferramentas úteis para criar conteúdos para as redes socias;
  4. Ferramentas de email marketing.

1. Locais onde podes aprender Marketing Digital

Existem inúmeros locais onde podes adquirir conhecimentos, sejam online ou offline, gratuitos ou com investimento necessário. Mas desengana-te se julgas que terás de fazer cursos que custam milhares de euros para conseguires atingir os teus objetivos.

A verdade é que não faltam plataformas com ótimas formações onde podes aprender as melhores práticas do marketing digital, ao teu ritmo e de forma gratuita ou com um custo muito reduzido (lá se vai a desculpa do “é muito caro”).

Deixo abaixo algumas plataformas online que aconselho para quem procura fazer formações relacionadas com marketing digital e as suas ferramentas:

trabalhar em marketing digital aprender

Esta é uma plataforma da Google com várias formações gratuitas, ideais para conheceres os princípios do marketing digital e dares os primeiros passos. Se eu estivesse a começar a trabalhar em marketing digital, seria este o primeiro local onde faria formações. São simples, rápidas e muito claras.

Esta é a plataforma de formação da Google para aprender gratuitamente a utilizar de forma eficaz as suas ferramentas (Google Ads, Google Analytics, Youtube, Google Marketing Platform, só para mencionar algumas).

Esta é a plataforma oficial de formações do Facebook (Meta), onde podes fazer de forma gratuita formações sobre Facebook, Instagram e Whatsapp, e aprender como tirar melhor partido das suas ferramentas de anúncios. Aqui também podes concluir as certificações para validar os teus conhecimentos.

A Udemy é uma plataforma de formação online, na minha opinião uma das melhores, com formações de várias áreas a valores muito competitivos.

Uma das principais vantagens é a constante atualização dos cursos, pois as ferramentas também vão evoluindo. Mas uma vez adquirido o curso, tens acesso vitalício a todos os conteúdos, incluindo novos conteúdos adicionados pelo formador, sem teres de pagar mais por isso.

Deixo uma dica… Se procuras um curso que é um pouco mais dispendioso, espera pelas promoções, costumam acontecer várias vezes por ano. Faço especial referência à Black Friday e Cyber Monday.

O LinkedIn Learning adquiriu a Lynda e com isso melhorou muito os seus conteúdos. Também inclui formações sobre as mais variadas áreas a preços bastante competitivos, validando as competências que tens no teu perfil.

Existem muitos outros sites com formações de grande qualidade como Coursera, Hotmart, Future Learn, entre outros. Não posso deixar de mencionar o Youtube, mas tem cautela pois nem tudo que reluz é ouro.

É importante referir que todas estas plataformas disponibilizam um certificado no final do curso.

Agora que sabes onde cultivar o teu conhecimento, está na hora de explorar as ferramentas a utilizar.

2. Dicas para criar um site

O website é, por norma, a peça central na estratégia de marketing digital, sendo o local onde todos os esforços culminam. Por norma criamos uma série de ações em diferentes canais, com objetivo de levar os utilizadores a desempenhar uma ação no nosso site, seja ela uma venda, uma lead, um download ou outro objetivo que tenhas em mente.

Criar um website não tem de ser uma dor de cabeça e existem várias plataformas para esse fim. Posso enumerar algumas como o WordPress, Shopify, Prestashop, OpenCart, Joomla, Magento, e poderia continuar por aí fora. Todas têm vantagens e desvantagens.

Pessoalmente prefiro o WordPress, por se tratar de uma plataforma open source muito flexível, com uma das maiores comunidades mundiais. Mas não estou com isto a afirmar que é melhor do que as outras. Isso é uma discussão para outras núpcias.

desenvolvimento de sites

Dizer que é fácil fazer um site seria desvirtuar o trabalho que muitos profissionais, pois na realidade fazer um bom site tem muitos pontos críticos e não, não é fácil. Mas existem formas de tonar o trabalho menos tortuoso.

Em primeiro lugar sugiro que tenhas um domínio próprio e um bom alojamento. Este tipo de serviços pode ser adquirido em diversas empresas, basta fazer uma pesquisa e rapidamente encontras fornecedores. No entanto se tiveres dificuldade deixo como sugestão a Hostinger, possivelmente uma das melhores soluções de alojamento para sites WordPress.

Agora vamos ao que interessa, fazer o site!

Neste momento chegamos a uma encruzilhada, fazer um site totalmente personalizado ou utilizar um tema. Não vou neste artigo explicar como se faz um site em WordPress, pois existem já muitos vídeos no Youtube para esse fim, que explicam muito bem como o fazer. Vou sim deixar algumas dicas para te guiar na fase inicial.

Planeia antes de começar

Os componentes mais importantes de um site são o seu conteúdo e a sua estrutura. Se começares a construir o site antes de pensar no que pretendes fazer com ele, o mais provável é que o site não vá corresponder às tuas espectativas. 

É essencial criares um site com uma boa estrutura e conteúdo pensado tanto no utilizador como em termos de SEO. Isto fará toda a diferença.

Deves pensar no utilizador tornando a navegabilidade rápida e intuitiva, para que ele encontre o que procura sem dificuldade. Por outro lado, deves pensar no conteúdo em termos de SEO, aumentar a probabilidade do site conquistar um posicionamento orgânico nos motores de busca. Mas atenção, isto não fará nenhum milagre.

Escolhe um bom tema com um page builder fiável

Se estiveres a começar sugiro que optes por um tema pago, pois os temas gratuitos são muito limitados e fazer um site personalizado é um desafio bem mais complexo.

Podes comprar um tema facilmente no envato market, provavelmente o melhor site de temas do mercado.

Escolhe um tema que tenha um page builder fiável. O page builder é o plugin central do site, é com ele que vão construir as páginas. Procura temas construídos preferencialmente com Elementor ou WPBakery. Estes são os melhores do mercado, sendo que pessoalmente sou utilizador do Elementor. O Elementor é mais leve e muito mais intuitivo. Além disso é mais recomendado caso pretendas fazer um site de raiz com design personalizado (sem utilizar um tema).

Outro ponto a favor do Elementor é a grande biblioteca de tutoriais em vídeo e a excelente comunidade.

Dá preferência temas que tenham bastantes downloads e reviews positivas. Evita temas demasiado recentes e com poucas reviews.

Fica também atento às atualizações do tema. Um tema sem atualizações recentes poderá já não ter uma equipa a trabalhar nele com regularidade e isso poderá ser um problema no futuro.

Não negligencies o blog

É importante alimentares o site com conteúdo “fresco” e o Google adora novo conteúdo. O blog é uma ótima ferramenta para esse fim. Isto também irá ajudar o site a melhorar o seu posicionamento orgânico. Volto a frisar que nada é instantâneo nem garantido, mas quanto maior e mais consistente for o esforço, maior a probabilidade de sucesso.

Cria conteúdo de valor para o utilizador e pensa sempre como este conteúdo pode ser trabalhado em termos de SEO.

Vê mais dicas sobre otimização SEO neste artigo > https://carlosdiniz.pt/como-melhorar-o-seo-do-seu-website-wordpress/

Mais algumas dicas

3. Ferramentas úteis para criar conteúdos para as redes socias

Felizmente existem muitas formas de criar conteúdos apelativos de forma simples e sem necessidade de teres grandes conhecimentos de design. Basta ter alguma criatividade e bom gosto.

Deixo aqui algumas ferramentas que te poderão ajudar neste processo (não vou falar em nada de novo, nem tão pouco vou inventar a roda. Ela já existe, por isso aproveita 😜).

conteúdos redes sociais

O Canva é uma ótima ferramenta para criar conteúdos gráficos para as redes sociais (e não só). É muito simples e intuitivo, funciona com drag and drop e inclui uma série de modelos e elementos gráficos gratuitos. Claro que aqui nem tudo é grátis, muitos dos conteúdos estão apenas disponíveis para os utilizadores pro.

Mas com os conteúdos gratuitos disponíveis já podes criar muitas imagens. Além disso é possível fazer upload dos teus próprios conteúdos, o que permite que consigas resultados mais originais. Convém seres criativo para evitares ter conteúdos iguais aos outros utilizadores. Não aconselho a utilizar os modelos tal como são apresentados. Tenta sempre criar conteúdos que vão ao encontro da identidade da tua marca.

Se queres ir um pouco mais longe e criar ou editar conteúdos com uma ferramenta de edição ao estilo do Photoshop, então o Pixlr é a solução. Não te deixes enganar com esta comparação, pois o pixlr é bastante limitado comparativamente ao Photoshop, mas tem a vantagem de ser uma ferramenta web. Podes utilizar em duas versões, Pixlr X e Pixlr E. 

O Pixlr X é uma ferramenta de edição, permite criar projetos de raiz ou editar projetos existentes. Também tem uma série de modelos que podes utilizar tal como o Canva. Destaca-se ainda a varinha mágica que permite remover os fundos das imagens. No entanto este processo às vezes pode não ser simples dependendo da qualidade da imagem, cor, luz etc…

Já o Pixlr E é um editor de fotografias, ideal para melhorar as mesmas, incluir filtros e efeitos.

Também existe uma versão premium que dá acesso a mais conteúdos.

Se procuras uma solução semelhante ao Photoshop para instalar no teu computador, então sugiro o Gimp. É gratuito e muito completo.

Se procuras uma forma simples de remover o fundo às tuas fotografias, então a resposta é o PhotoRoom!

O PhotoRoom funciona em Web, Android e iOS, no entanto para usufruíres da aplicação na totalidade terás de ter a subscrição Pro. De outra forma irão colocar uma marca d’agua nas fotos, o que na minha opinião as torna inutilizáveis. Ainda assim o pagamento anual ronda os 40€, um valor bastante baixo para a utilidade desta aplicação.

Além de remover o fundo das fotografias de forma eficaz, também permite adicionar fundos disponibilizados pela app (existem muitos mesmo).

O Capcut é uma aplicação mobile gratuita para edição de vídeos, que inclui uma série de funcionalidades para criares vídeos espetaculares! Está disponível para dispositivos Android e iOS.

Tem todas as ferramentas que necessitas e uma galeria de efeitos enorme. Podes editar, cortar, adicionar texto, stickers, efeitos, transições camada, enfim, tem tanta variedade de elementos que certamente te vais divertir imenso a testar as possibilidades infindáveis que esta aplicação oferece.

Se procuras uma aplicação de edição de vídeo para utilizar no computador deixo como sugestões o VSDC Video Editor e o Filmora. O VSDC é um editor com versão gratuita, bastante simples de utilizar, mas sem grandes funcionalidades em termos de efeitos. O Filmora também tem uma versão gratuita e uma versão paga em que  podes adquirir adicionalmente um plugin para efeitos. Este plugin tem uma biblioteca vasta mas torna o programa bem mais dispendioso do que na versão base.

E se te disser que podes fazer GIFs em segundos, acreditas? Pois bem podes acreditar.

Com o Ezgif podes fazer GIFs a partir de imagens ou vídeos de forma fácil e rápida. Basta fazer upload dos conteúdos, escolher algumas opções bem simples, clicar em “Convert to GIF” e voila, temos o nosso GIF!

Além disso o Ezgif disponibiliza uma série de outras ferramentas que permitem cortar vídeos, redimensionar imagens, otimizar imagens, introduzir efeitos, adicionar textos e muito mais.

Se és apreciador de infográficos, então o picktochart é a solução que procuras. É uma ferramenta gratuita para criação de infográficos que certamente te vai preencher as medidas.

É muito simples de utilizar, funcionando num sistema drag & drop e permitindo fazer upload dos teus conteúdos.

Os resultados dependem apenas da tua imaginação!

O Freepik é um banco de imagens e vetores e tem uma vasta lista de recursos gratuitos, que podes utilizar para criar os teus conteúdos ou até mesmo para tirares ideias. A conta premium tem um valor bastante acessível e sinceramente vale bem a pena.

Existem outros bancos de imagens gratuitos como o Unsplash e o Pixabay, mas não têm ficheiros vetoriais.

Nota: Quando se trata de tirar ideias o Pinterest é uma ótima fonte de criatividade.

4. Ferramentas de email marketing

Não vou alongar muito mais este artigo, não te quero cansar, mas não ficaria completo se não fizesse uma pequena referencia às plataformas de email marketing.

A newsletter é uma ótima ferramenta de fidelização, ideal para manteres os teus clientes informados e ligados à tua marca.

Existem várias soluções e já deves ter ouvido falar na maior parte delas. Mailchimp, E-goi, SendGrid, MailerLite, Mailjet, e a lista continua.

É importante referir que todos estes serviços de email marketing incluem ferramentas de automação de email.

Nota: Não utilizes a newsletter exclusivamente como uma ferramenta de vendas, torna-a uma ferramenta útil e informativa para os teus clientes.

email marketing

Conclusão

Isto é apenas a ponta do iceberg, uma partilha de conhecimento que poderás aproveitar para iniciar o teu percurso no mundo do marketing digital. Há muito mais a explorar, mas já diz o ditado “depressa e bem há pouco quem”.

Existem muitas outras ferramentas e estou certo que no futuro existirão muitas mais, mas após todos estes anos a trabalhar em marketing digital, acredito que com estas irás ter um começo consistente e produtivo.

Trabalhar em marketing digital não depende apenas dos cursos que fazes, das ideias que tens, ou das ferramentas que utilizas, depende acima de tudo da tua vontade e dedicação. Como em tudo na vida, sem esforço não há resultados.