Tipos de Correspondência de Palavra-Chave do Google Ads

Tipos de Correspondência de Palavra-Chave do Google Ads
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As palavras-chave são os termos que possibilitam que um anúncio seja apresentado aos utilizadores quando estes efetuam uma pesquisa. À primeira vista pode parecer simples, basta introduzir no grupo de anúncios os termos que parecem fazer sentido e seguir caminho. Mas na realidade não é bem assim.

A forma como introduzimos as palavras-chave influencia a interpretação do Google no momento de apresentar um anúncio. É aqui que entram os tipos de correspondência de palavras-chave.

Existem atualmente 4 tipos de correspondência de palavra-chave do Google Ads:

As palavras-chave afetam diretamente o desempenho da campanha e fazer uma utilização incorreta das mesmas pode levar a resultados negativos, tais como:

  • Desperdício do orçamento
  • Baixo índice de qualidade
  • Baixa taxa de conversão
  • Aumento do custo por aquisição

Por estes motivos e mais alguns, é importante que tome boas decisões no momento de inserir as palavras-chave da sua campanha.

Dito isto, está na hora de saber tudo sobre os diferentes tipos de correspondência de palavra-chave do Google Ads.

1. Correspondência ampla

O tipo de correspondência ampla é o mais abrangente e também o tipo predefinido do Google Ads. Com a correspondência ampla os seus anúncios podem ser apresentados em pesquisas que incluam erros ortográficos, sinónimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes.

Correspondência Ampla

Numa fase inicial das suas campanhas, a correspondência ampla pode ser bastante útil para ajudar a compreender o caminho a seguir. Tendo em conta a sua abrangência, a correspondência ampla pode dar-lhe boas ideias para outras campanhas, grupos de anúncios, palavras-chave e palavras-chave negativas.

2. Correspondência ampla modificada

Este tipo de correspondência é bastante semelhante à correspondência ampla, incluindo plurais, sinónimos, mudanças de género e outras palavras-chave relevantes independentemente da sua ordem. Contudo, este tipo de correspondência confere um maior foco, por se tratar de uma combinação de termos. Para utilizar a correspondência ampla modificada deve colocar um + antes de uma palavra-chave.

Correspondência Ampla Modificada

A correspondência ampla modificada é uma ótima opção para utilizar nas várias fases da campanha, conferindo um maior foco, mas mantendo a possibilidade de abranger termos relevantes que pode não ter incluído na sua campanha.

3. Correspondência de expressão

Para utilizar a correspondência de expressão deve colocar a palavra-chave entre aspas. Desta forma o seu anúncio apenas entrará em leilão quando um utilizador efetuar uma pesquisa que contenha essa expressão ou pequenas variações. Estas pesquisas podem conter texto antes ou depois dessa expressão.

Correspondência de Expressão

4. Correspondência exata

Este tipo de correspondência apenas possibilita a ativação dos seus anúncios caso o utilizador pesquise exatamente a palavra-chave inserida ou uma variação que tenha o mesmo significado. Para utilizar a correspondência exata deve colocar as palavras-chave entre parênteses retos.

No tipo de correspondência exata as pesquisas não podem conter palavras antes ou depois do termo inserido.

Correspondência Exata

Dicas extra!

Faça uso das palavras-chave negativas

Com o decorrer das suas campanhas irá certamente reparar que existem pesquisas irrelevantes a ativar os seus anúncios. Isto é um desperdício de recursos valiosos, entre eles o seu orçamento.

A utilização de palavras negativas impede que o anúncio seja apresentado quando esse termo é pesquisado, evitando assim que o seu orçamento se evapore com pesquisas irrelevantes para o seu negócio.

Utilize o planeador de palavras-chave

O planeador de palavras-chave é uma ferramenta gratuita do Google Ads, muito útil para lhe dar ideias de palavras-chave, estimativas de resultados e custos. Use e abuse do planeador de palavras-chave nas fases de planeamento das suas campanhas. Tome decisões com base em dados concretos e não em “achómetros”

Análise dos termos de pesquisa

A secção “Termos de Pesquisa” apresenta o termos de pesquisa reais que fizeram com que os seus anúncios fossem apresentados. Esta informação é muito relevante no momento de tomar decisões sobre as palavras-chave e tipos de correspondência a utilizar.

Agora que já sabe como funcionam os tipos de correspondência e até teve umas dicas extra, é hora de trabalhar a performance das suas campanhas!