Criar uma página de facebook é a forma mais correta para uma empresa ter presença nesta rede social.
Nunca é demais recordar que os perfis são feitos para pessoas e as página para negócio, comunidades ou figuras públicas.
Embora já grande parte das empresas tenham despertado para esta realidade, existem ainda muitas que continuam a cometer este erro.
A primeira questão a ter em conta é o facto de ser necessário ter um perfil no Facebook para poder criar páginas.
1. Aceda ao seu perfil, ou crie uma conta no Facebook
2. Criação da página
Para criar uma página aceda ao link que se segue: https://www.facebook.com/pages/creation/
De seguida deve selecionar se a sua página será para um negócio, comunidade ou figura pública.
3. Atribuir um nome e selecionar a categoria em que se enquadra a página
Dependendo da categoria de negócio escolhida, pode ser necessário neste passo introduzir uma morada (ex: restaurante, café, escritório, loja, entre outros…).
4. Adicionar uma foto de perfil
Se preferir pode saltar este passo e fazê-lo posteriormente.
5. Adicional foto de capa
Se preferir pode saltar este passo e fazê-lo posteriormente.
Após completar o passo 5 a página está criada e pronta a utilizar, agora só depende do utilizador gerir os seus conteúdos.
É essencial incluir:
- Foto de perfil
- Imagem de capa
- Informações sobre (contactos, descrição, localização, etc…)
- Botão de apelo à ação
Se está a pensar publicitar o seu negócio, sugiro também a criação de uma conta Facebook Business, para que pode criar e gerir anúncios para a sua página aproveitando ao máximo as funcionalidades que esta ferramenta tem para oferecer.
Curiosidade: Sim, os perfis são para pessoas e as páginas para negócios! Mas não quer isto dizer que as regras não possam ser quebradas, tal como mostrou o IKEA, em meados de 2013, no lançamento de uma nova loja, em Malmo, Suécia. Para essa ação pontual criou um perfil para o gerente da futura loja, onde iam sendo publicadas fotografias de produtos da marca. O primeiro utilizador a colocar a sua identificação na fotografia, ganhava o produto. Isto não seria possível com uma página pois não permite que o utilizador se identifique nas fotografias. No entanto convém salientar que isto foi feito para uma ação pontual, com um perfil de uma pessoa real e em momento algum em substituição da página do Facebook. (Para saber mais sobre o caso IKEA CLIQUE AQUI!)