O posicionamento dos anúncios do Google Ads não se resume apenas a quem tem o orçamento mais alto. Na realidade existem diversos fatores que podem influenciar o desempenho dos anúncios. Sim, o investimento tem um papel preponderante, pois sem ele não consegue apresentar anúncios, mas será que no momento do leilão é o fator mais relevante?
É aqui que entra o índice de qualidade!
Se procura melhorar a performance dos seus anúncios é essencial compreender como funciona o Índice de Qualidade do Google Ads e como este pode influenciar os resultados da sua campanha a todos os níveis, incluindo no orçamento.
O que é o índice de qualidade?
O índice de qualidade é uma métrica de classificação atribuída pelo Google Ads que classifica o seu anúncio com base na sua qualidade. Para tal o Google Ads analisa a qualidade dos anúncios, as palavras chave e a página de destino.
De uma forma resumida podemos dizer que o índice de qualidade mede a relevância das palavras chave para os utilizadores que pesquisam pelos seus produtos ou serviços.
Esta classificação vai de 1 a 10, sendo 10 o valor máximo e aquele que aspiramos obter para as nossas palavras chave.
Para efetuar essa análise o Google Ads centra-se em 3 fatores:
1. A taxa de clique prevista
A taxa de clique (CTR) representa o número de pessoas que clicaram no seu anúncio relativamente ao número de pessoas que o viram. É uma métrica muito importante no que toca à relevância de um anúncio. Uma taxa de clique demasiado baixa significa que o seu anúncio é pouco relevante para a sua audiência.
O Google Ads faz uma previsão da CTR dos seus anúncios com base no seu conteúdo e histórico.
Para efetuar esta previsão o Google Ads tem em consideração:
- Os textos do anúncio;
- As palavras chave;
- As palavras chave negativas;
- O histórico de CTR da palavra chave.
2. A relevância da palavra chave para o anúncio
Apresentar um anúncio relevante pode parecer simples, mas na realidade existem alguns fatores que podem facilmente levar por terra esta teoria.
A relevância de um anúncio está associada a fatores como:
a) As palavras chave;
b) Os criativos do anúncio;
c) A segmentação;
d) Os textos do anúncio.
a) As palavras chave
As palavras chave são os termos pelos quais quer que o seu anúncio seja apresentado, como tal estas devem ir ao encontro do que tem para oferecer.
Vamos pensar em conjunto:
Se fizer uma pesquisa no Google sobre um produto e lhe aparecerem anúncios de produtos totalmente diferentes do que procura, vai despertar o seu interesse? Claro que não.
Tenha atenção às palavras chave que insere no seu anúncio e à forma como as insere. Lembre-se que existem várias formas de introduzir uma palavra chave:
- Correspondência ampla
- Correspondência ampla modificada
- Correspondência de expressão
- Correspondência exata
Veja tudo sobre os tipos de correspondência de palavras chave aqui!
Por fim, adicione palavras chave negativas, aquelas palavras pelas quais não quer que o seu anúncio seja apresentado.
b) Os criativos do anúncio
Sejam anúncios da rede de pesquisa ou display, testar diferentes formatos e conteúdos pode contribuir de forma positiva para a sua relevância.
Isto pode ser importante por exemplo para a apresentação de diferentes formatos entre dispositivos, proporcionado uma experiência melhorada consoante o tipo de dispositivo utilizado. Por outro lado, lembre-se que nem todos gostamos das mesmas coisas, por isso ter diferentes criativos pode aumentar a probabilidade de agradar a mais pessoas.
c) A segmentação
De que vale apresentar o seu anúncio em locais fora da área de atuação do seu negócio? Seja específico na segmentação, escolha a região e idiomas corretos para melhorar a relevância do seu anúncio.
d) Os textos do anúncio
Inclua as palavras chave relevantes no seu anúncio. Desta forma irá torna-los mais apelativos para os utilizadores.
3. A experiência da página de destino
Pode fazer todo o trabalho anterior e deitar tudo a perder no momento final, com uma má experiência na página de destino.
É muito importante que a ligação do seu anúncio leve o utilizador para uma página com o conteúdo que este procura. Por exemplo, se o utilizador procura “chapéus de senhora”, a página de destino deve apresentar chapéus de senhora e não outros produtos. O conteúdo deve ser explicito e em consonância com o que foi apresentado no anúncio.
Além desses fatores é espectável que o seu site:
- Seja transparente e confiável – tenha uma boa navegabilidade, que seja intuitivo e de fácil acesso. Além disso deverá ser claro relativamente à possível informação recolhida. E não se esqueça do certificado SSL.
- Tenha uma boa velocidade de carregamento – Um website lento proporciona uma má experiência aos utilizadores.
- Seja adaptado a dispositivos móveis – Atualmente existe um grande volume de tráfego com origem em dispositivos móveis, por esse motivo é importante que o seu website seja otimizado para esta realidade.
Qual a sua influência no momento do leilão?
O Google Ads utiliza um sistema de leilão para classificar os anúncios que são apresentados na página de resultados de pesquisa e para determinar o seu custo por clique (CPC).
No momento do leilão o Google Ads tem em consideração 3 fatores:
- Lance máximo de CPC (custo por clique)
- O índice de qualidade
- O impacto das extensões do anúncio
A melhor posição será atribuída ao anúncio que tiver a melhor pontuação combinada entre estes três fatores.
Mas afinal como é que isso se representa? Vamos pensar em conjunto.
Imagine que estão a concorrer ao mesmo leilão três anunciantes:
Qual dos anunciantes seria o vencedor do leilão? Exato, o anunciante B, seguido do C e em terceiro lugar o A.
Este exemplo demonstra a importância de melhorar o índice de qualidade do seu anúncio e fazer uso de ferramentas que permitam aumentar a sua relevância. Isto pode ter um grande impacto no seu orçamento:
- Reduzindo o custo por clique;
- Reduzindo o custo por conversão;
- Aumentando o ROI.
Como verificar o índice de qualidade?
Verificar o índice de qualidade das suas palavras chave é bastante simples. Deve aceder à lista de palavras chave da sua campanha e nas opções de visualização clicar em Modificar Colunas e depois selecionar a opção Índice de Qualidade.
Agora que já compreende o Índice de Qualidade do Google Ads fica aqui um resumo das dicas para o melhorar.
- Utilize palavras chave relevantes para o seu negócio;
- Utilize palavras chave negativas;
- Inclua as palavras chave relevantes no seu anúncio;
- Utilize 3 ou mais extensões de anúncio;
- Teste outros formatos de criativo;
- Crie anúncios apelativos (lembre-se que está a falar com pessoas e não com robôs);
- Leve os utilizadores para páginas de destino relevantes;
- Tenha em consideração os diferentes dispositivos;
- Trabalhe a velocidade de carregamento da página de destino;
- Faça testes e meça os resultados;
- Reformule e volte a tentar!
Espero que estas dicas sejam úteis e que ajudem a melhorar o índice de qualidade dos seus anúncios!