10 Razões para usar o Google Analytics

Razões para usar o Google Analytics
Facebook
LinkedIn
Twitter

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e certamente das mais importantes para a análise de tráfego de um site. A sua relevância é tal, que as informações que oferece podem mudar por completo uma estratégia de marketing.

Mas então porque deve utilizar o Google Analytics?

1. Analisar o tráfego do seu site

Quando cria um site o objetivo é que alguém o vá visitar. Com o Google Analytics associado ao seu site consegue de forma fácil perceber quantos utilizadores o visitaram, quantas páginas viram em média, o número de visitantes que regressaram, os que abandonaram a página logo após a sua entrada, qual o seu país e cidade de origem, entre outros dados relevantes.

2. Análise do seu público-alvo

O Google Analytics disponibiliza dados geográficos e demográficos dos seus visitantes. Estes dados facultam ao gestor informações importantes sobre o seu público, permitindo perceber a sua localização geográfica, interesses, sexo e faixa etária, revelando vários dados sobre cada um dos segmentos que poderão revelar-se cruciais no acerto da sua estratégia.

3. Descobrir a origem do seu tráfego

Existem várias fontes de tráfego para um site, sejam outros sites, as redes sociais ou outros social media, newsletters, links patrocinados, entre outros. É crucial para um gestor perceber a origem do tráfego gerado para o site, apenas desta forma conseguirá perceber se as estratégias implementadas em outros meios digitais estão a surtir efeito.

4. Análise de campanhas

Quando faz uma campanha é importante que analise o seu resultado. O Google Analytics permite que analise campanhas efetuadas de forma individual, estruturando dados por campanha para que possa comparar resultados entre as várias ações que realizou.

5. Cruzamento de dados

Com o Google Analytics é possível efetuar cruzamento de dados com múltiplas variáveis, desta forma consegue comparar diferentes informações convergindo numa só tabela ou gráfico. Isto permite ao gestor ter uma visão abrangente e comparativa de vários dados em simultâneo.

6. Objetivos de conversão

Uma das ferramentas com grande destaque é a criação de objetivos. Com esta ferramenta é possível ao gestor criar objetivos relacionados com as suas campanhas ou outras ações pontuais para perceber concretamente se este foi atingido e qual o seu desempenho.

7. Análise de dados em tempo real

O Google Analytics está ligado ao site em tempo real, o que permite que veja o que se passa no seu site em direto. Pode ver quem está no seu site no exato momento em que está a consultar o Google Analytics, bem como perceber de onde vem e o que está a fazer.

8. Análise dos termos de pesquisa

Quando otimizamos o site a nível de SEO uma das peças centrais são as keywords. É de todo relevante perceber se as keywords que escolhemos para o nosso site estão a surtir resultados. O Google Analytics permite analisar os termos de consulta que fizeram com que o nosso site aparecesse nos motores de busca, incluindo os cliques em cada um desses termos. Esta informação é de um valor incalculável para a melhoria da nossa estratégia de SEO.

9. Conteúdo do site

Perceba a forma como o utilizador interage com o conteúdo do seu site, quais as páginas mais visitadas, quais as páginas onde passa mais tempo, o fluxo da visita, as páginas de destino e de saída. Perceba quais os conteúdos que mais agradam aos seus visitantes.

10. Ecossistema Google

Estando dentro do ecossistema Google não seria certamente de esperar que não fosse possível sincronizar ferramentas como o Google Tag Manager, Google Adwords, AdSende e Webmaster Tools ao Analytics. Isto permite que num único painel consiga analisar os dados estatísticos de todas as ferramentas associadas. Isto facilita a análise de dados centrando toda a informação num só local, podendo inclusivamente comparar os resultados de ações pagas com ações orgânicas.

Estes são apenas alguns dos motivos para utilizar o Google Analytics, existem outros tão relevantes quantos estes. Facto é que está é uma ferramenta de grande importância para o gestor, sendo talvez mesmo a mais importante ferramenta de análise de resultados de um site.