Go to the top

Plugins para Otimizar Site WordPress [Atualizado 2019]

Carlos Diniz / Marketing Digital, Plugins, SEO, Tutoriais, Wordpress / 0 Comments
Plugins para Otimizar Site Wordpress

Preparado para otimizar o seu site WordPress? Então vamos a isso!

Por norma quando falamos de SEO, pensamos automaticamente em conteúdos, keywords, títulos e descrições, como as principais ferramentas para ajudar a impulsionar a presença na web.

No entanto, o algoritmo da Google também pontua os sites pela sua velocidade, desempenho e usabilidade. Em muitos casos este campo é negligenciado, tornando a experiência do utilizador pouco apelativa, podendo mesmo levar a que este escolha outro destino.

Pensemos da seguinte forma, existem inúmeros sites que vendem os mesmos produtos/serviços que o seu, se o utilizador não fica agradado com a experiência que o seu site lhe oferece, tem toda a legitimidade de recorrer a um concorrente.

Existem várias plataformas onde pode verificar a velocidade do seu site, deixo aqui três sugestões: GTmetrix, PageSpeed Insights, PingDom. Eu, preferencialmente, utilizo o GTmetrix. Aconselho o utilizador a testar a velocidade do seu site antes de qualquer intervenção.

O WordPress tem à disposição vários plugins que permitem melhorar significativamente a velocidade do um site. No entanto nem todos trazem os resultados desejados e alguns podem mesmo prejudicar a performance. Muito depende da forma como o site é desenvolvido ou do tema escolhido (caso tenha optado por adquirir um tema).

Após uma vasta pesquisa e vários testes, cheguei a uma “fórmula”, que pelo menos para já, tem sido a melhor combinação para os sites dos quais sou gestor.

Antes de mais é de todo importante que o alojamento seja efetuado num provedor que tenha servidores com uma boa velocidade de resposta, caso contrário logo à partida terá problemas de velocidade no seu site.

Passemos então aos plugins:

Smush – Este plugin irá comprimir as imagens do seu site sem perda de qualidade. Ao instalar e configurar o plugin este passa a comprimir as imagens automaticamente quando é feito o upload. No entanto caso já tenha imagens no seu site que pretenda comprimir, basta aceder às definições do plugin e clicar em “Bulk SMush Now”.

imagem 1 Otimizar Velocidade do WordPress

Este plugin está disponivel na versão gratuita ou na versão Pro, adquirida na licença da WPMU DEV.

É necessário ter também em consideração a dimensão das imagens que inclui no seu site. Imagens muito pesadas significam carregamentos de página mais lentos, logo será prejudicado nas pontuações de velocidade e desempenho.

 

W3 Total Cache – Esta é uma das mais poderosas ferramentas de gestão de cache do WordPress, sem dúvida essencial para melhorar o desempenho do seu site.

O objetivo de utilizar cache é armazenar dados gerados dinamicamente num formato estático para que o utilizador possa recuperar esses dados novamente sem necessitar de os descarregar. O WordPress é um aplicativo comunica com a base de dados para apresentar o conteúdo aos seus utilizadores, o cache destes conteúdos permite acelerar o desempenho do servidor.

Veja aqui como configurar o W3 Total Cache: https://carlosdiniz.pt/configurar-w3total-cache/

 

WP Optimize – Este plugin funciona como uma extensão da base de dados, com a função de a manter limpa. Imagine por exemplo a edição de um post ou página. Cada vez que você edita uma página o WordPress vai guardar uma revisão da mesma, ora se editar a página 6 vezes irá ficar com 5 revisões mais a página atual na sua base de dados. Imagine repetir este processo 10 vezes e já tem 50 revisões. Este plugin otimiza a sua base de dados mantendo-a limpa, pode inclusivamente agendar limpezas semanais automáticas.

Atualmente este plugin tem muito mais para oferecer, podendo inclusivamente substituir os dois apresentados anteriormente. Neste momento a versão gratuita do WP Optimize já inclui um compressor de imagens e um gestor de cache e várias funcionalidades adicionais.

Existe também uma versão Pro, ainda mais completa.

imagem 2 Otimizar Velocidade do WordPress

Speed Booster Pack – Em último lugar mas não menos importante, o Speed Booster Pack. Um plugin que melhora a velocidade do seu site comprimindo o HTML, Java Script e CSS. Ao mesmo tempo acrescenta prazos de expiração aos cabeçalhos, move estilos para o cabeçalho e scripts para o rodapé, entre muitas outras funcionalidades que podem melhorar o desempenho de um site wordpress.

Convém salientar que em alguns casos mover estilos para o cabeçalho e scripts para o rodapé pode resultar na desconfigurarão de alguns elementos no site. Convém testar e deixar apenas ativas as opções que não prejudiquem a navegabilidade do seu site.

Da mesma forma ativar opções como “Defer parsing of JS files”, “Remove jQuery Migrate”, “Minify HTML”, podem também causar algum tipo de mau funcionamento no site. Repito que devem testar estas opções. Caso verifiquem que algo não está a funcionar como devia, basta voltar a desativa-las.

imagem 3 Otimizar Velocidade do WordPress

Por fim deixo a salvaguarda de que não há fórmulas mágicas, como em outras ferramentas convém ter a noção que todos os sites têm diferentes características. É necessário testar diferentes configurações para aprimorar resultados. Embora utilize estas ferramentas em vários sites nem todos têm a mesma configuração.

E é isto. Agora espero que os vossos sites comecem a voar!

Deixe um comentário