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5 Conselhos para Criar uma Estratégia de Marketing Digital

Carlos Diniz / Marketing Digital / 0 Comments
5 Conselhos para Criar um Estratégia de Marketing Digital

Criar uma estratégia de marketing digital pode ser um desafio, no entanto é essencial para que a sua empresa entre no caminho certo.

Por vezes não sabemos onde começar, o que devemos implementar ou para onde devemos olhar. Neste artigo deixo 5 conselhos para ajudar a criar a estratégia de marketing digital da sua empresa.

1.Faça um plano de Marketing Digital

Como em qualquer estratégia de marketing, o planeamento é um passo essencial para delinear o caminho a percorrer e as várias ações a desempenhar. Antes de avançar para qualquer estratégia, é crucial perceber de forma concreta onde estamos e onde pretendemos chegar.

Nesta primeira fase convém perceber em que ponto se encontra a comunicação da empresa, quais os pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças, bem como o que gostaríamos de alterar, tendo em conta os objetivos traçados.

2.Escolha onde quer estar presente

Por norma quando falamos de marketing digital e social media a primeira coisa que vem à mente de muitos empresários é ter um site e estar presente no Facebook.

O site é uma peça central na estratégia de marketing digital, pois é dos únicos locais onde temos total controlo da informação e certamente onde queremos que o nosso potencial cliente chegue.O

Facebook é uma ferramenta muito relevante, quanto mais não seja pelo volume de utilizadores que agrega (+ de 2.5 mil milhões). No entanto é necessário ter em consideração que existem vários social media com diferentes características, que poderão até ser mais importantes para o nosso negócio do que o Facebook.

Peguemos no exemplo do LinkedIn, que se coloca num segmento diferente, sendo a chamada rede profissional, com um forte teor B2B. Olhemos para o Pinterest, uma ótima rede social para publicação de catálogos e infográficos, que permite mapear álbuns, colocar imagens clicáveis e que tem um forte enfoque no público feminino. Não esqueçamos o Youtube, o maior canal de vídeo do mundo, também considerado o segundo maior motor de busca, um dos mais importantes social media, com um volume de tráfego mensal se aproxima do Facebook.

Isto apenas para referir alguns, poderíamos continuar com o Instagram, Twitter, SlideShare, entre muitos outros.

3.Tenha conteúdos originais

Recorrendo à frase cliché “O conteúdo é Rei”, facilmente percebemos que o conteúdo será uma peça central na nossa comunicação digital. É talvez a parte mais importante e certamente a mais complexa, conseguir ter conteúdos originais que interessem ao nosso público-alvo não é uma tarefa fácil.

Um peça fundamental para uma estratégia centrada nos conteúdos é a criação de um blog, se possível associado ao site. O blog é dos mais importantes social media, que permite ao utilizador criar conteúdos únicos e partilha-los com a sua audiência.

De que serve um site topo de gama se não tiver qualquer conteúdo de interesse? De que lhe serve estar presente nas redes sociais se os seus conteúdos não provocam qualquer impacto? O conteúdo é uma peça central numa estratégia de marketing digital, pois será este o responsável por atingir audiências e fideliza-las.

4.Teste as suas ideias

O marketing digital não é uma ciência exata. Para atingir os melhores resultados é necessário testar várias estratégias de comunicação, até perceber realmente qual a mais vantajosa para o seu negócio. Não existe uma fórmula mágica, o que resulta para um negócio pode não resultar para outro, mesmo que seja semelhante.

Muitas vezes o medo de arriscar leva a que os conteúdos sejam quase réplicas de outros já existentes, levando a que a comunicação do seu negócio não tenha qualquer projeção. O Google valoriza conteúdos originais, por isso ponha as suas ideias em prática e teste-as!

5.Analise os resultados

Se não analisar os resultados da sua estratégia nunca irá perceber o seu impacto. Este é também um passo essencial para qualquer estratégia, a medição de resultados.

Existem inúmeras ferramentas que nos podem ajudar a medir os resultados de uma estratégia de marketing digital. Podemos focar-nos nos aspetos inerentes à empresa, como o volume de vendas no período de ação ou o aumento de prospects. No entanto na área do marketing digital temos ferramentas que nos oferecem dados estatísticos que nos permitem perceber de forma concreta e real o impacto da nossa estratégia.

O Google Analytics é uma ferramenta de extrema importância pois irá fornecer inputs relativamente ao comportamento dos utilizadores que visitam o nosso website, incluindo dados demográficos e geográficos, bem como muitas outras informações de grande valor.

Os próprios social media têm relatórios estatísticos, o Facebook, LinkedIn, Youtube e outros, permitem analisar o resultado das ações que realizamos, bem como analisar o público-alvo que atingimos.
Ao efetuar o cruzamento de todos estes dados podemos ter uma visão real do resultado da nossa estratégia e perceber se devemos continuar nesse caminho ou se o melhor será voltar ao primeiro passo e refazer a estratégia.

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